quarta-feira, janeiro 25, 2012

III Congresso Internacional da SPESM: Da Investigação à prática Clínica em Saúde Mental

III congresso Internacional da SPESM: Da Investigação à Prática Clínica em Saúde Mental
10 a 12 de Outubro de 2012
Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz, PORTO – PORTUGAL

Modalidades de partilha de informação

Cursos pré-congresso;
Workshops,
Debates
Conferências
Mesas redondas
Posters e comunicações Livres
Comemoração do dia Mundial da Saúde Mental

Principais Temas temáticas

Investigação em Saúde Mental – prioridades nacionais e internacionais

Contextos e Trajectórias da Saúde e Doença Mental

Ética e Saúde Mental

Espiritualidade e Saúde Mental

Organização dos Cuidados em Saúde Mental

Gestão e financiamento das necessidades de intervenção em Saúde Mental

Diagnósticos, intervenções e indicadores em Saúde Mental

Saúde Mental em diferentes contextos


Datas importantes:
Programa provisório – Abril de 2012
Envio de propostas de comunicações livres/posters - 10 de Julho de 2012
Informação sobre a aceitação das propostas - 20 de Julho de 2012

Inscrição a preços reduzidos até 31 de Julho de 2012

Programa definitivo – Julho de 2012

Data de envio do artigo para publicação em E-book (livro de actas) – 15 de Setembro de 2012

Observações: mais informações brevemente  no site da SPESM – www.spesm.org (inscrições, regulamentos, programa, cursos, e outras informações úteis.


ENQUADRAMENTO
Este III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental insere-se no âmbito das actividades regulares da SPESM, no qual se pretende debater o “estado da arte” em saúde mental. Neste evento é dada ênfase à investigação e à sua utilização na prática clínica, por Enfermeiros e/ou outros profissionais de saúde, ou seja, discutir o contributo da investigação na implementação de práticas de qualidade. Nesse sentido, ao longo de três dias, disponibiliza-se uma viagem pela, pela Investigação realizada em saúde mental e, pelos padrões de qualidade que se traduzem em ganhos em saúde para as pessoas, e, novas áreas emergentes que requerem cuidados de enfermagem.
No primeiro dia do evento (10) proporcionam-se cursos de curta duração que permitem um adquirir/aperfeiçoar de competências transferíveis para a prática de cuidados.
Neste dia, pretende-se ainda discutir em formato de debate, as questões emergentes em saúde mental em termos internacionais, no que se reporta ao estado da arte em termos de investigação, de forma a comemorar o dia mundial da saúde mental. Pretende-se ainda criar um espaço com as diferentes associações que se interessam por esta área, num formato de mesa redonda/debate, de modo a discutir o futuro da Saúde Mental em Portugal.
A todos os palestrantes e participantes internacionais que assim o desejam será possibilitado uma visita técnica a uma instituição de ensino/saúde no âmbito da saúde mental.
Nos dias 11 e 12, serão realizadas conferências, mesas redondas e debates por “peritos” nacionais e internacionais. Espera-se que a partilha seja um veículo que contribua para a melhoria das práticas de cuidados.
De modo a permitir a divulgação de um maior número de experiências/conhecimentos, a organização vai possibilitar um espaço de debate através das comunicações livres e posters que complementem o programa científico.
As comunicações aceites serão apresentadas em 10 minutos, reservando-se um período de 5 minutos para a discussão. Os posters serão afixados e discutidos (3’) no congresso.
Será elaborado um E-book, com ISBN, em formato papel, com os textos (formato de artigo) sobre os trabalhos apresentados (comunicações livres, posters, conferências,..). O E-book, será oferecido a todos os inscritos juntamente com a documentação, em CD ou Pen/Drive.
É nossa intenção disponibilizar a todos os presentes um programa social que promova a partilha, o bem-estar e a divulgação do país, mais concretamente do norte de Portugal.
A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol, o Futebol Clube do Porto.

Assim, aos participantes de outros países, será disponibilizado uma visita guiada a uma instituição de saúde mental ou outra instituição de assistência, desde que o solicitem até 31 de Julho de 2012
Nota: ver regulamento de participação (inscrição, comunicações livres/posters, regras de elaboração de artigos para o livro de actas) em www.spesm.org
 Participe com comunicações Livres e Posters.
OBJECTIVOS
 Reflectir sobre estratégias promotoras de saúde mental, como pilar fundamental para a Qualidade de Vida das pessoas.
Divulgar práticas de cuidados numa perspectiva multidisciplinar, de modo a envolver as pessoas, as famílias, os cuidadores informais e a comunidade, na prevenção da doença, no tratamento, na reabilitação, na reinserção e na promoção da saúde mental
Partilhar experiências/projectos de intervenção dirigidos a pessoas/grupos específicos e contextos que estimulem/promovam as capacidades individuais de modo a melhorar a funcionalidade, a autonomia e a saúde mental.


Sem comentários: