terça-feira, fevereiro 19, 2008

Livro: Cuidar de idosos dependentes

Apresentação do livro:



CUIDAR DE IDOSOS DEPENDENTES

O presente livro tem como finalidade contribuir para a divulgação do conhecimento sobre o processo de cuidar, principalmente, quando este tem como alvo uma pessoa com dependência de causa física e/ou mental, pelo que se espera proporcionar uma ferramenta útil, e promotora da discussão para todos aqueles que se interessam por esta área.

Sintetizam-se conhecimentos sobre o contexto em que se insere o prestador de cuidados (cuidador informal), numa viagem breve pelo: Envelhecimento, demências, tipos de família, cuidadores, níveis de dependência, instrumentos de avaliação do idoso (actividades básicas, instrumentais e avançadas) e do cuidador (principais dificuldades, níveis de sobrecarga, estratégias de coping, fontes de satisfação e o bem-estar), de forma não hermética para os profissionais saúde, o que permite a iniciação a esta temática ou a sua rápida revisão.
Descreve a caracterização dos idosos e cuidadores em Portugal e dedica um capítulo às estratégias de intervenção tendo como alvo os idosos com dependência de causa física/mental e os cuidadores.

Cuidar de familiares (idosos dependentes) constitui um acto de amor da maior relevância que, deve ser incentivado e preservado. É necessário que os profissionais de saúde dediquem uma atenção crescente aos cuidadores, de modo a que, quem cuida não fique por cuidar.

Autor:
Carlos Alberto da Cruz Sequeira (Ph.D.)
Professor na Escola Superior de Enfermagem do Porto
Doutor em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS-UP.
Autor de uma tese de doutoramento intitulada “o aparecimento de uma perturbação demencial e suas repercussões na família”.
Contactos: carlossequeira@clix.pt

Sequeira, Carlos (2007). CUIDAR DE IDOSOS DEPENDENTES. Coimbra: Quarteto editora. ISBN 978-989-558-092-7. (310 páginas)

Links onde se pode encontrar o Livro:

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=psicologia&product=9789895580927

http://www.centralivros.pt/detalhe_livro.asp?id=10070

http://www.livpsic.com/v3/detalhe01.php?id=60646&classificar=s

Sem comentários: