segunda-feira, dezembro 07, 2009

Enquadramento

ENQUADRAMENTO
Este congresso insere-se no âmbito das actividades regulares da SPESM, no qual se pretende debater o “estado da arte” da saúde mental. Neste evento é dada ênfase ao diagnóstico e à prescrição de intervenções de Enfermagem, no âmbito da intervenção autónoma do Enfermeiro.
Nesse sentido, ao longo de três dias, disponibiliza-se uma viagem pela saúde mental ao longo da vida, pelos instrumentos de diagnóstico, pelos resultados das intervenções que se traduzem em ganhos em saúde para as pessoas, e, novas áreas emergentes que requerem cuidados de enfermagem.


No primeiro dia do evento (26) proporcionam-se cursos de curta duração que permitem um adquirir/aperfeiçoar de competências transferíveis para a prática de cuidados.
Neste dia, pretende-se ainda discutir em formato de debate, as questões emergentes em saúde mental em termos internacionais, no que se reporta à organização dos serviços e dos cuidados, aos programas prioritários, à formação e à prescrição dos Enfermeiros.
Nos dias 27, 28 e 29, serão realizadas conferências, mesas redondas e debates por “peritos” nacionais e internacionais. Espera-se que a partilha seja um veículo que contribua para a melhoria das práticas de cuidados.
De modo a permitir a divulgação de um maior número de experiências/conhecimentos, a organização vai possibilitar um espaço de debate através das comunicações livres e posters que complementem o programa científico.


As comunicações aceites serão apresentadas em 10 minutos, reservando-se um período de 5 minutos para a discussão. Os posters serão afixados e discutidos (3’) no congresso.
Será elaborado um livro de actas, com ISBN, em formato papel, com os textos (formato de artigo) sobre os trabalhos apresentados (comunicações livres, posters, conferências,..). O livro será oferecido a todos os inscritos juntamente com a documentação.

É nossa intenção disponibilizar a todos os presentes um programa social que promova a partilha, o bem-estar e a divulgação do país, mais concretamente do norte de Portugal. Barcelos é uma cidade que se encontra perto de muitas outras cidades com destaque para Porto, Braga, Viana, …, que poderá visitar e desfrutar.
É também nossa intenção envolver a comunidade da Casa de Saúde de Barcelos na organização/dinamização deste evento.
Assim, aos participantes de outros países, será disponibilizado uma visita guiada à casa de Saúde de Barcelos ou outra instituição de assistência ao doente mental, desde que o solicitem até 31 de Julho de 2010
Nota: ver regulamento de participação (inscrição, comunicações livres/posters, regras de elaboração de artigos para o livro de actas) em www.spesm.org
Participe com comunicações Livres e Posters.

Sem comentários: