sexta-feira, dezembro 05, 2008

Contributo do Enfermeiro na Promoção da Saúde Mental


A importância do enfermeiro (especialista) na promoção da saúde mental

“A SPESM é uma associação científica sem fins lucrativos, criada em Julho de 2007 com o intuito de colmatar uma lacuna existente na área da enfermagem: o facto de não existir, até então, nenhuma sociedade que representasse os enfermeiros de forma gobal na área da saúde mental. Sendo os enfermeiros o maior grupo profissional que trabalha no âmbito da saúde, o que verificamos contudo é que na concepção dos planos a sua participação é residual. Questionamos o porquê desta situação? Será apenas uma questão de poder? Acreditamos que quem perde somos todos, com maiores repercussões para as pessoas que sofrem de doença mental. Os enfermeiros poderiam dar um contributo valioso nesse sentido, porque na actualidade possuem, as habilitações académicas em situação de paridade com os outros profissionais, e são aqueles que melhor conhecem a realidade, os internamentos, a comunidade, as famílias, etc. Existem já um número significativo de enfermeiros de norte a sul do País com o grau de Doutor, que devem ser potenciados.

Nesse sentido, com a constituição da SPESM pretendemos também marcar a nossa posição, demonstrando que temos ideias e que pretendemos ter uma participação activa para, não só, acartarmos depois com as consequências das leis mas também auxiliarmos na criação das mesmas. Como surgiu?: a ideia nasceu num grupo de amigos, em 1998, que frequentavam a Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, na Escola Superior de S. João/ Porto. Entretanto, passamos do dizer ao fazer e em Junho de 2007, efectuar o seu parto, com a escritura pública e a legalização da SPESM, que logo integrou pessoas interessadas nesta área de todos os locais do país. Um dos principais objectivos da Sociedade prende-se com a divulgação científica, a formação e a investigação, ao nível dos trabalhos e boas práticas que efectivamente existem de Norte a Sul do País. O problema é que esses exemplos são muito localizados e não se fomenta a partilha porque não existia nenhuma estrutura que seja capaz de realizar a compilação dessas boas práticas e as coloque à disposição de outros para que as pudessem replicar”.
Produção científica
“Neste primeiro ano realizamos já duas reuniões científicas, uma dedicada essencialmente aos aspectos relacionados com a concepção de cuidados, onde incluímos a classificação internacional para a prática da enfermagem e os sistemas de informação. De salientar que existem já alguns hospitais, como o Magalhães Lemos, que desde 2003 possui um registo electrónico dos cuidados de enfermagem através de um aplicativo, (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem), em que todos os cuidados são informatizados, o que constitui uma mais-valia substancial porque nos permite documentar todo o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros, quer em termos de diagnóstico, quer em termos de intervenções, e permite-nos depois avaliar se essas intervenções são eficazes ou não.
A primeira reunião científica, realizada em Novembro de 2007 no Hospital Magalhães Lemos, foi essencialmente dedicada a esse tema: a concepção de cuidados e os sistemas de informação. Em Abril realizámos outra reunião científica em Viseu, onde versámos essencialmente as competências dos enfermeiros especialistas em saúde mental. Esta é uma área onde impera ainda algum cinzentismo, ou seja, ainda não estão definidas as competências especificas/acrescidas de um enfermeiro especialista. E agora estamos envolvidos na organização do nosso primeiro Congresso Internacional, que visa dar continuidade a isso: divulgar o que se faz bem nas diferentes. Com pouco mais de um ano de existência, a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (SPESM) vai demonstrando o dinamismo e a irreverência características da juventude. Depois de organizar duas reuniões científicas e de projectar a edição de uma revista científica, área de Enfermagem de Saúde Mental, na agenda encontra-se a realização do Forum de Saúde Mental, a realizar em meados de 2009 (Maio de 2009).

Na primeira pessoa, Carlos Sequeira, Presidente da SPESM, apresenta-nos esta nova sociedade científica, criada com o objectivo de aglutinar todos os enfermeiros que se interessam pela saúde mental, para promover por esta via, a partilha de boas práticas na área, conferir uma maior visibilidade às mais-valias resultantes de uma aposta na colocação de enfermeiros especialistas em equipas dedicadas à promoção da saúde mental e de contribuir, com uma maior representatividade por parte dos enfermeiros, peça chave, na prestação de cuidados de saúde, na tomada de decisão politica sobre a saúde mental. È inconcebível que o maior número profissional nesta área tenha tão poucas responsabilidades politicas na mesma. Na nossa opinião, na génese das políticas devem estar os actores que as irão concretizar, por uma questão de responsabilidade e de integridade.
Mais informações sobre a entrevista na revista Dependências, Edição de Novembro de 2008.